Gratinatto
Central Frios
  • Telefone
  • 11 4109.9121
  • Whatsapp
  • 11 94707.1558

Saiba como escolher seu azeite!

Dentre a categoria dos óleos, o azeite é um dos óleos vegetais comestíveis mais importantes e antigos do mundo. O azeite é um lipídio líquido à temperatura ambiente.

Temos vários tipos de azeites de oliva, onde variam de acordo com o tipo de colheita, seleção, modo de produção e país.

Pode ser classificado em três tipos:

Azeite extra virgem: resulta da primeira prensagem das azeitonas selecionadas e por isso é mais rico em polifenóis que os demais tipos. Alcança qualidade superior de sabor e aroma. Apresenta acidez de até 0,8%.

Azeite de oliva virgem: ainda o azeite puro, porém com acidez que pode chegar a 2%. Seu uso é principalmente culinário.

Azeite de oliva: quando a acidez for maior que 3,3%, o azeite é refinado de modo a reduzir esse parâmetro. Esse processo altera seu sabor, cor e odor que são restaurados com a adição de azeite virgem ou extra virgem, apresentando ao final do processo menos de 1,0% de acidez.

A diferença entre eles está no teor de acidez, sendo que quanto menor a acidez, maior a pureza do produto.

O virgem, apesar de também ter benefícios, tem o sabor menos apurado e pode ser usado para cozinhar. O extra virgem é recomendado para consumo cru, como por exemplo, em saladas, por causa do sabor.

Por serem extraídos a frio, são mais saudáveis e nutritivos do que os óleos refinados em larga escala na culinária brasileira. Apresentam diversos benefícios a saúde entre eles: rico em antioxidantes; fonte de vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio; auxiliando a regular a função intestinal; auxilia a circulação sanguínea,fortalece o sistema imunológico, além de ser altamente digestivo sendo considerada a gordura melhor tolerada pelo nosso organismo.

O azeite de oliva favorece o controle lipídico, pois sua composição rica em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oléico) auxilia na redução do colesterol LDL no sangue. Também é rico em antioxidantes como os compostos fenólicos, carotenóides e vitamina E. Essas sustâncias combatem os radicais livres que são moléculas relacionadas a diversos processos degenerativos

Pesquise, prove e escolha o que mais lhe agrada! Sabor, aroma e consistência também influenciam nesta escolha! Para aproveitar todas as qualidades do azeite de oliva é necessário observar na compra o tipo de azeite, o grau de acidez, a data de validade e a adequação da embalagem. Escolha as embalagens de lata ou com vidro escuro que protegem o azeite da oxidação. Guarde o azeite bem tampado em ambientes escuros e livres do calor. Depois de aberto, ele deve ser consumido o mais rápido possível.

Fonte: Colonial Padaria

 

Voltar

Compartilhe
telefone