Gratinatto
Central Frios
  • Telefone
  • 11 4109.9121
  • Whatsapp
  • 11 94707.1558

Substituição de fruta por suco natural

Com a inserção da mulher no mercado de trabalho e a falta de tempo para realizar refeições em casa, o consumo de frutas in natura começou a diminuir, substituído pelo de sucos, que são mais rápidos e práticos.

Neste panorama, é muito comum perguntar-se se um copo de suco realmente substitui uma porção de fruta in natura:

Quando batidas ou espremidas para o preparo de um suco, as frutas sofrem alterações em sua estrutura, perdendo a maior parte de suas fibras, que tem diversos benefícios para o organismo, como diminuir a velocidade de absorção de açúcar, favorecendo o bom controle da glicemia e prevenindo doenças cardiovasculares, como o diabetes; promover o funcionamento intestinal, evitando a constipação; reduzir os níveis séricos de colesterol; favorecer o emagrecimento pela maior sensação de saciedade; etc.

Além disso, as frutas perdem parte de suas vitaminas e minerais durante o processamento do suco já que ficam mais expostas ao ambiente e se oxidam.

É importante ressaltar que um copo de suco de frutas leva uma quantidade maior de frutas do que as regularmente consumidas in natura (uma porção). Assim, deve-se atentar à quantidade de suco ingerida, para evitar o consumo exagerado de calorias, que pode passar despercebido, principalmente ao adicionar açúcar refinado.

Apesar das perdas sofridas durante a produção do suco natural, ele ainda é a melhor opção na substituição dos refrigerantes, sucos industrializados e bebidas gaseificas. Pode-se aumentar a quantidade de fibras dos sucos naturais acrescentando alimentos como linhaça, couve e chia, ricos neste nutriente. Outra opção é bater a fruta com casca.

ATENÇÃO: os sucos industrializados não contém os mesmos nutrientes do suco natural e contém uma quantidade muito grande de açúcar, o que pode ser prejudicial à saúde.

Fonte: Colonial Padaria

Voltar

Compartilhe
telefone